O Brasília Moto Capital é um evento especial e grandioso. Muitas motocicletas, muitas bandas, muita gente e muita cerveja.

Entrada do evento

Apesar de ter chegado à noite com pouco esforço consegui espaço para minha barraca e logo estava alojado. Agradeço ao pessoal do Clube XT que reservou o lugar para mim e Rafael Pavão que fez comigo esta viagem.

Globo da morte

Sobre a estrada é muito boa saindo de Belo Horizonte pelo anel rodoviário e pegando a BR-040 sentido a cidade de Sete Lagoas.
Poucas curvas e Um bom piso facilitam a condução da motocicleta que consome pouco combustível pois pôde-se manter a velocidade média de 100km p/hora.

Preparamos a viagem verificando os pontos de parada e principalmente os abastecimentos, mesmo assim, passamos direto pelo primeiro posto de combustível. Um erro básico e que traz transtornos. Quem viajou ou viaja constante de motocicleta sabe bem disso.

Percebemos que nosso combustível entrou na reserva. Pavão primeiro e logo após alguns quilômetros eu também estava na mesma situação. Diminuímos o ritmo com intuito de economizar combustível e felizmente achamos um local para abastecer.

Era um posto sem bandeira(1) que pode trazer problemas pois apresentam baixa qualidade no combustível, (sempre dou preferência para postos conhecidos e bandeirados, porém, na atual circunstância foi necessário abastecer.

Colocamos combustível necessário apenas para chegar até a cidade mais próxima. Deu tudo certo! Chegamos a um posto confiável e enchemos o tanque.

Voltando ao local do evento, primeira noite o que mais precisávamos era de cerveja. Ficamos bem satisfeitos. Uma Heineken gelada como chope, que é ainda mais refrescante e fresco. Jantamos e ficamos ao som das motocicletas e músicas.

No primeiro dia usei um colchão de ar mas infelizmente e apesar de novo amanheci no chão da barraca num frio enorme e uma fome gigante. Fui atrás de um bom café que podia ser consumido em um dos muitos restaurantes disponíveis dentro do evento.

Satisfeito, fui atrás de um colchão num comércio próximo ao local onde estávamos. Para minha infelicidade não havia nenhum colchão. Nada mesmo. Deixei o lugar e comecei a voltar para o parque quando me deparei com uma figura! Dona Rosa, mais conhecida como “Mulher Gato”. Uma senhora que nos deu uma lição de vida dizendo que já viajou quase todo o Brasil com sua motocicleta ou sua Kombi/home.

Chegada a BSB

Fomos conversando e falei para ela que estava sem colchão. Ela se dispôs a me emprestar um colchão que, por sinal, usei durante os 4 dias de evento.

Foi muito bom, não passei tanto frio e o colchão foi suficiente para o conforto mínimo de um acampamento com barraca.

No último dia antes de sair do evento, voltei ao local onde havia marcado e devolvi a Dona Rosa o colchão que havia me emprestado.

Ao me ver disse: ” Uai menino, você ainda está por aqui?”

Fiquei intrigado e incomodado pois o colchão não era meu e tinha que devolvê-lo! – Respondi a ela.

Fiquei ainda mais atônito pois a resposta dela foi dizer que motociclista é gente fina e que ela sabia que eu iria voltar. Boa conclusão!

Utensílio devolvido me despedi, terminei de arrumar minhas malas, acoplei a barraca a moto e estava na estrada as 13h de volta pra casa.

Bela viagem com a companhia de um membro do Valves.

Mais de 1400km chegando a BH às 22h em segurança.

Bela viagem com a alegria da novas amizades constituídas nestes dias que fiquei por lá.

(1) Posto sem marca conhecida como BR Petrobras, Ipiranga ou outros.

Mapa

Pontos positivos: Estrada maravilhosa, estrutura boa para acampar, comidas e bebidas além das companhias.

Pontos negativos: Dificuldade para banhos!