A 10º edição do Passos Motorcycles, como o nome já diz, aconteceu em Passos/MG, a 335km de Belo Horizonte.

O evento não perde em nada para os grandes eventos do Brasil, assim, torna-o grande também. Estrutura muito boa, espaço muito bom, boas bandas, cerveja e muita diversão. Apesar de acontecer em Minas Gerais, havia muitas pessoas de todos os lugares. São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades. Mas vamos começar do início.

Quando decidimos que iríamos – Sanders, Rafael, Henrique e Emanuel -, começamos a busca por hospedagem. Acredite, todos os hotéis, pousadas e albergues estavam ocupados! A cidade ficou tomada por motociclistas. Haviam poucas vagas em lugares distantes e isso dificulta a mobilidade e como os Valves adoram bebidas, preferimos acampar no evento.

Fizemos contato com a organização do evento afim de tentar reservar o espaço, porém, nos informaram que não seria possível pois as acomodações eram por ordem de chegada.

Como não era possível todos os membros viajarem juntos, decidimos que dois membros iriam num dia e outros dois no dia seguinte. Logo eu (Sanders) e Rafael tínhamos a missão de chegar cedo ao evento, aprontar o acampamento e acomodações para os demais.

Sexta, 19/08 – Partimos de BH às 5:30h para Passos/MG. Seguimos sentido Formiga, onde estava programado nosso primeiro abastecimento. Passando por Betim, Juatuba, Itaúna e Divinópolis. (BR-381 / BR-262 / MG-050).

Neste percurso passamos por dois pedágios, um em Azurita e outro em Córregos da Colheres com tarifas a R$ 2,60 por motocicleta.

Um sol vermelho nascendo no horizonte, sendo observado por mim, pelo retrovisor, me fez parar a moto para uma foto e um descanso.

Sol Nascente – MG-050

Segunda parada para o café da manhã no restaurante Milhão em Itaúna. Ótima estrutura, opções de cafés, salgados, sanduíches e sucos. Aceita todos os tipos de pagamento com cartão.

Terceira parada. Como previsto, abastecemos em Formiga/MG no posto BR (KM-202, MG-050). Boa estrutura, pagamentos com cartão de crédito/débito e lógico, dinheiro. Disponível gasolina Podium.

De volta a estrada nossa próxima parada seria apenas em Passos, ou seja, não era necessário mais combustível até nosso destino.

Entre Formiga e Passos a estrada tem ótima condição o que permite uma pilotagem agradável, além de proporcionar belas paisagens ao longo da viagem, principalmente na região de Escarpas do Lago (Capitólio/MG), onde existe um restaurante com vista fantástica para o lago de Furnas, que nos obrigou a mais uma parada. Até aqui passamos por mais dois pedágios. Um em Formiga e outro em Capitólio.

Seguimos viagem, mais um pedágio em Rio da Conquista e por fim o último pedágio em São Sebastião do Paraíso, onde fomos recepcionados pela Polícia Militar que nos deu um folder e as boas vindas a Passos. Observamos que o material entregue tinha a marca do evento e da própria polícia. Não solicitaram a apresentação de nenhum documento, nem pessoal nem da moto. Por fim chegamos ao Passos Motorcycles.

O Passe de entrada para os três dias do evento era de R$ 50,00 para motociclistas, com acesso a área de camping, estacionamentos para motos, café da manhã e todas as atrações do evento (Para público normal: R$ 70,00). Após a entrada encontramos um lugar para as barracas e fomos logo atrás de uma cerveja bem gelada. Durante todo o dia várias bandas se apresentaram no palco 2, e durante a noite houve o show do Raimundos no palco principal. Terminado o show, fomos descansar e aguardar os caras.

Camping

Evento!

Enquanto isso, em BH, Henrique e Emanuel decidiram partir também na sexta às 20h, porém, em conversa conosco, informamos que uma chuva caia em Passos, assim, os dois decidiram seguir viagem apenas no sábado às 3h da manhã com previsão de chegada ao evento as 8h, e assim ocorreu!

Saíram cravados neste horário com muito receio de não encontrar local para abastecer por causa do horário da viagem. Mas deu tudo certo!

Madrugada na estrada

Percebi a chegada deles pelo barulho da moto do Henrique com um “patoto-patoto” único. (risos). Apesar de chegarem bem, comentaram imediatamente sobre o frio intenso entre Formiga e Capitólio. Nem imaginávamos os problemas do retorno. (Falaremos abaixo sobre isso!)

No sábado, visitamos quase todos os stands de expositores dos eventos. Acessórios, artesanatos, montadoras, bebidas e comidas. Divertimos e bebemos muito. Rendeu muita resenha, mas isso fica para quem estava lá! (risos)

Sábado!

Domingo, 21/08 – O dia amanheceu com uma bela ressaca e a chuva que caiu na madrugada permanecia, menos intensa, mas insistente. Percebemos que o evento estava encerrado e muitas barracas já não estavam mais armadas e muita gente já tinha tomado o caminho de volta para a casa.

Fomos em busca de um café da manhã, fora do evento pois a fila era grande. Decidimos dar um tempo, na  esperança de São Pedro fechar as torneiras e retornarmos a BH.

Por volta da 11h começamos a desmontar o acampamento e aprontar as motos. Tínhamos duas opções, ou a chuva cessava ou tentaríamos um hotel para seguir viagem apenas na segunda-feira.

Hora de partir!

Donzelas prontas, sem chuva, decidimos cair na estrada com a concordância de todos que… “Se chover paramos!” Já eram 13h.

Meninas abastecidas na saída da cidade, aceleramos com a esperança de não cair um só pingo de chuva. Que inocência!

Mesmo sem chuva naquele momento o asfalto ainda estava escorregadio! A chuva que caiu durante a noite e o óleo depositado por caminhões na pista tornou nosso retorno lento, perigoso e desgastante. Não conseguíamos fazer a viagem render por causa da velocidade média de 60 km/H. Percorremos 85 km, era 15h e resolvemos parar para almoçar. Era melhor ter permanecido com fome!

Almoço!

Após o almoço a situação piorou! Uma chuvinha fina caía novamente e com ela nossa esperança de uma viagem tranquila, mas estávamos determinados a seguir viagem. Agora não só a chuva e o asfalto deslizante o frio nos acompanhava de tal forma que nem jaquetas de couro e luvas resolviam o problema! Rodamos mais 153 km com a sensação de 1000 km.

Quando chegamos a Divinópolis, a chuva já não caía e a viagem era outra assim como nosso astral. Mais uma parada em Mateus Leme para um lanche e voltamos logo para a estrada.

Chegamos a BH as 18h30. Enfim em casa. Agora era desfazer a mala e relaxar. Não foi fácil mas valeu a pena. Ano que vem tem mais Passos Motorcycles.

Valeu Valves!

Troféu!

Pontos positivos: Camping coberto, chuveiro quente, bandas boas, show freestyle, segurança,

Pontos negativos: Faltou opções de cervejas e drinks, valor da entrada, a maioria das barracas não aceitavam cartões.